sábado, 15 de março de 2014

Tia Aline

A tia Aline é a fono do Alexandre, ela é da equipe da  Dra. Jacy, quem fez a avaliação dele e  de quem gostei desde o primeiro encontro. Ponderada, voz calma, baixa, serena e um lidar excepcional com o Alê, acredito que seja assim com todas as crianças.
 Me encantei ainda mais ao longo das consultas da avaliação. Por falta de horários ela  nos indicou a Tia Aline para realizar o tratamento fonoaudiológico do Alê.
Sabia que era necessário realizar o tratamento, mas não fazia idéia de como se daria as intervenções, de como estimular uma criança que nada fala e autista a falar.
Estamos indo a quase dois meses , uma vez por semana, eu ainda tenho que entrar nas sessões embora ele já tenha formado um bom vínculo com a Aline e o melhor, a adora, faz festa quando chega no consultório e já quer logo subir.
O tratamento é lúdico, ou seja, brincar. Como brincar com uma criança autista que tem pensamento concreto?
São brincadeiras muito estruturadas, com começo , meio e fim.
 Ela organiza fotos dos jogos que brincarão durante a sessão, ele chega , vai até a mesinha de madeira no fim da sala , pega o primeiro cartão que indica o jogo e vai com a tia Aline no armário pegar o jogo e brincar. São em média uns 6 jogos diferentes, entre ele um de faz de conta (fazendinha, postinho...) que normalmente o deixa mais agitado e disperso.
Aline coloca uma brincadeira de faz de conta propositalmente toda sessão, para que ele comece a aprender a brincar de faz de conta, mesmo que ele preste atenção por 10 segundos nela brincando e não a imite, já valeu a pena, brincadeiras de lavar os carros (quando isso acontece, ele participa, adora lavar os carros) , colocar na garagem. dar comidinha para os animais e bonecas. Muitas vezes ele ri nessas brincadeiras e não parece entender, mas sei que é um longo aprendizado, uma hora ele entenderá.
Os jogos que eles costumam brincar são: pula pirata, quebra gelo, boca rica, quebra cabeça do carros (nem preciso dizer que é o preferido do Alê, né?) .
E por último alguma atividade no tablet , quebra cabeça animado, jogos de montar sanduíches, bolos, jogos com funcionalidade, limpar o menino, dar banho, escovar dentes...

Segundo a Aline o objetivo é que com o tempo ele brinque com menos jogos durante as sessões e fique mais tempo em cada um. Durante as brincadeiras ela estimula o revezamento (minha vez/ sua vez), extremamente importante para estimular uma interação e assim a fala , o contato visual a cada jogada, sempre faz ele prestar atenção quando ela fala, na altura dele e falando mais devagar (dando modelos).
Por participar com ele nas sessões, e por orientações da Aline estamos em casa brincando também de forma ais estruturada, com jogos e buscando sempre tirar o foco dos carros ou quando ele fica com um carro na mão no "mundinho dele" busco sempre pedir que jogue o carro pra mim, que brinque de escorregar no sofá como uma rampa, sempre buscando dar funcionalidade ao brinquedo.
O progresso é nítido, a concentração e a atenção dele estão melhorando, ele está tendo mais contato visual, parece que ele está percebendo mais o mundo a sua volta, que está saindo por mais tempo do seu mundinho confortável, que antes , ele permanecia por muito mais tempo.
Estamos no começo e mesmo com os avanços a Tia Aline não pode afirmar que ele vai falar, muito menos de como será essa fala e eu  não posso negar que essa questão ainda me angustia , desejo muito que ele fale, desejo ouvir o que ele pensa e como pensa... Mas tudo tem seu tempo, tudo no tempo do Alê.








Um comentário:

  1. Lendo o seu post, hoje, tive uma sensação reconfortante, me dei conta que essas suas publicações serão excelentes para o Alê quando ele for maior, para saber dos progressos e dos seus sentimentos em relação a ele e a tudo. Não pare de escrever, é sempre bom documentar o que você está sentindo, acho que no futuro o Alê vai gostar. Parabéns pela coragem e desprendimento, tenho muito orgulho de você minha filha!!!!!!

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