quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ele monta frases!

Demorou quase 4 anos para ele falar...
Ele por volta de 1 aninho falava sim algumas palavras, emitia sons que pareciam palavras e PAROU por volta dos 2 anos...foi quando o autismo começou a se manifestar...
Ao longo desses 7 meses na fono, agora fazendo avaliação neuropsicológica, estou aos poucos aprendendo sobre neurologia, fonoaudiologia, resgatando a psicologia ...Acho que esse é o processo, ele avançando, nós buscando dar os meios para esses avanços e aprendendo o possível para entender esse transtorno tão complexo , único e para poder ajudá-lo da melhor forma.

E ele voltou a falar... Essa aquisição da fala é um MARCO, na vida dele e na nossa, das pessoas que convivem com ele, agora ele repete o que dizemos, está estruturando frases... Está um barato!
E eu queria dividir com vocês, alguns momentos delícia desse falante...

Eu costumo chamar a Stella de princesa, e quando ela acorda eu digo: " Oi princesa!"... Ele agora quando acorda diz: " Oi pincesa!" (sic)
Ao chegar na varanda pela manhã  ele fala: " Tá tano" (tá claro) ... " Não ta icuno!" ( escuro)
Ele se emociona assistindo Frozen, na parte da música " Livre estou"  e não gosta de assistir, na escola a professora disse que ele chorou , por isso compramos, para entender , se era isso mesmo.E sim, ele se emociona, aqui em casa ele não chorou, mas pediu pra tirar. Só no dia seguinte consegui assistir o resto do filme com ele, dizendo por várias vezes, que não colocaria a música.
Eu, claro,  fiquei com a música na cabeça... Comecei a cantarolar e ele vira e diz: " Não fala, mamãe!"
Ah, agora tudo é " Vem mamãe", " Vem papai" , " Não quero mais suco, mamãe!" , " Não tem xixi, mamãe!" ...Tô enlouquecida com esse ser falante me chamando!!!!
Ele foi no passeio da escola, as fotos chegaram hoje e ele tirou uma foto no cavalo e eu disse: " Alê, vem olhar a sua foto no cavalo , lá na fazendinha! " " Mamãe, não é cavalo é pooooonei !" (sic)

Ele começou a falar do nada :" Renato e Marina". Eu pergunte quem são e ele disse: " Amigos! "
Só que sei que na turma dele não tem Renato nem Marina. Na segunda seguinte, perguntei para a professora quem são e ela começou a rir, dizendo que Marina é uma menina do mini infantil que tem um irmão, o Renato e que é assim que os chamam na hora da saída pelo microfone... Para a felicidade dele, a moça do portão deixa sempre, as crianças que querem, chamar as outras pelo microfone, ela diz o nome e elas os chamam. E todas já sabem que ele está falando e quando vou buscá-lo ela sempre pergunta se ele quer falar, ele diz que sim e ela então nesse dia pediu: " Lelê, chama a Marina e o Renato!"
A cara dele de satisfação foi impagável... Ele os chamou umas 5 vezes muito feliz !

Muitos já vivenciaram, ou estão vivenciando esse momento com seus filhos , eu já cheguei a pensar que nunca passaria por isso com ele , nunca me foi garantido que ele voltasse a falar... Por isso, ouví-lo diariamente se expressar, a cada dia seu vocabulário aumentar, tentando contar da escola, dos amigos é uma satisfação gigantesca, é uma vitória sem tamanho! E é bom demais fazer parte, acompanhar e vibrar, pois ele quando percebe que entendemos o que ele fala, abre um sorriso LINDO !É muito gratificante...É muito emocionante...AMO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário