terça-feira, 7 de outubro de 2014

Devolutiva...

Hoje irei compartilhar boas noticias...
A avaliação neuropsicológica do Alexandre chegou ao fim... Foram umas 4 sessões com ele, 2 para anamnese, visita a escola e ainda falta só conversar com a fono e voltar na escola para compartilhar os dados e planejar o ano que vem com as intervenções adequadas e necessárias para ajudá-lo lá.
Ele não apresenta rebaixamento de cognição, ou seja, uma característica de autista de alto funcionamento, ele está adequado, no esperado para a sua idade.
Os testes evidenciaram que a memória visual e a operacional  dele estão acima da média, essa memória operacional diz respeito ao armazenamento das informações num curto espaço de tempo com a possibilidade de manipular essas informações num plano mental.
Quanto a memória semantica teve dificuldade sutil para resgatar conceitos aprendidos através da aprendizagem formal ou informal (ex: O que as pessoas usam para escrever? Que cor é a grama?).
Acredito ser por conta dessa memória tão boa que ele já esta lendo, que não é preciso dizer 2 vezes, basta uma e ele já grava com facilidade.
Quanto a semantica, próprio de uma criança do espectro! Ele é visual, perguntas abstratas é extremamente complicadas. Se você mostrar a grama ele falará a sua cor, mas ter que resgatar essa idéia, é uma grande dificuldade para ele.
Outro dado interessante que apareceu na avaliação foi a dificuldade dele em coerência central, em integrar partes ao todo, montar quebras cabeças.  Esperado, pois é uma característica do espectro.
No dia a dia essa dificuldade pode aparecer em uma dificuldade em integrar pistas verbais e não verbais, em entender a intenção de uma pessoa, expressões faciais mais refinadas entre outros...
Já falei sobre isso em um post anterior sobre a cegueira mental e esperava que isso aparecesse na avaliação, pois notamos essa dificuldade nele diariamente.
O Alexandre apresentou flexibilidade mental, que é muito bom, mostrou boa capacidade de planejamento na resolução de tarefas e aceitação de seguir novos caminhos diante da dificuldade, podendo assim colaborar muito positivamente para o aprendizado futuro, ele também não se mostrou impulsivo ao resolver as atividades. Favorecem um bom prognóstico na sua evolução!

As dificuldades que ele apresentou são próprias do transtorno e tendo isso mais especificado podemos agora buscar as intervenções certas, ele precisará fazer ABA para ser ajudado nessas dificuldades.
Estou muito animada, eu apenas citei alguns pontos da avaliação que achei mais pertinentes e para não ficar muito extenso...
Valeu a espera, valeu tudo, agora temos uma clareza maior das suas dificuldades e que com o tempo, o ajudaremos a superá-las, uma a uma.

Sobre a observação dela na escola, o que eu gostei de saber é que ele participa de TUDO, entende e faz tudo que lhe é solicitado e que não é preciso ficar o chamando várias vezes, ele está atento e é participativo, que os amigos o chamam para fazer dupla, que ele fica observando
os amigos falando, prestando atenção na conversa... Achei isso demais! É claro que ele apresenta dificuldade social, ele não chama os amiguinhos para brincar, não consegue conversar, apenas responde com uma palavra e as vezes nem responde, mas saber que ele acompanha tranquilamente as atividades, que os amiguinhos o procuram , já valeu!

E assim, me sinto cada dia mais forte, mais capaz, mais disposta ... Tudo é possível até que se prove o contrário... Meu menino...Meu orgulho... Minha riqueza...



 

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