domingo, 9 de agosto de 2015

O social



Eu me frustro bastante em eventos sociais com o Alexandre... Eu desejo que ele brinque com outras crianças, que pelo menos fique perto delas, que as observe... Só que não é a vontade dele...

Fomos recentemente em uma festinha de um amigo da escola. Ele fala desse amigo, sempre! É o Vitor e os amigos, ele vai de chuteira para escola dizendo que vai jogar futsal com o Vitor, ele o adora. Quando vamos busca-lo na escola, vemos o carinho que o Vitor e todos os outros amiguinhos tem com ele, sei que ele é muito querido pelo grupo, mas sei também como é difícil para ele brincar junto, entender as brincadeiras e se manter nelas.

Na festa estavam muitos de seus amiguinhos, ele os conhece bem, passa todos os dias na escola com eles mas ele os evita. Estava na cama elástica com dois amiguinhos, ele estava incomodado, os amiguinhos riam, conversavam, o chamavam e ele nem os olhava, quando os dois saíram ele se soltou e  falava : " Olha pra mim, mamãe! Estou pulando!" (sic)

Eu tento mediar o máximo que posso essa parte social( a mais importante a ser trabalhada com ele), mas não o forço a nada, o incentivo a estar perto, a brincar e a chamar os amigos. Muitas vezes ele fala que quer ficar sozinho , ou que não quer ir com os amigos. Eu o respeito. E não é que os amiguinhos não o chamem, porque chamam, ele chega a ir junto , mas em menos de 10 segundos já está fazendo outra coisa sozinho. Ou o contrário, chamo um amiguinho , busco mediar a interação, brincar junto, mas acaba sempre eu brincando com o amiguinho e ele saindo de perto , ou o amiguinho vai procurar as outras crianças.

 Ele sabe que com os adultos pode falar do assunto preferido dele, que terá a atenção e que o adulto será mais tolerante com a sua dificuldade.

Em festinhas por exemplo, é como se não tivesse ninguém conhecido, ele não se importa, fica falando do seu hiperfoco, atualmente aviões comigo ou com o pai, brincando sozinho ou chama um de nós,  se tiver aquele  mini campinho de futebol, aí pode esquecer, ele quer ficar chutando a gol, sozinho . Nem com os monitores do buffet ou com a irmã ele aceita brincar.
Normalmente esses monitores chegam e ele logo sai, chorando, pede para mim tirar o monitor e só volta quando o monitor sair.


Queria que fosse diferente, queria vê-lo brincando com os amigos... Só que esse é o meu desejo , não sinto que seja o dele. Nessas festinhas o que o estimula são os brinquedos em si , não com quem brincar.
Mesmo assim, buscamos participar de todo evento social que somos convidados, sabemos como é importante ele estar presente, acreditamos que é vivenciando essas situações que ele conseguirá , cada vez mais,  lidar melhor com elas.


No tempo dele ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário