sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tia Beth !



Percebemos , processamos, sentimos e reagimos ao ambiente através dos nossos sentidos...

Não sei explicar porque , mas a maioria das crianças do espectro autista tem disfunção do processamento sensorial.

Elas percebem, sentem e reagem de uma outra forma... Mas essa disfunção não é exclusiva das crianças do espectro não! Qualquer criança pode apresentar disfunção do processamento sensorial!
A definição de integração sensorial, por Ayres (1972), é: o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente.

O Ale tem disfunção do processamento sensorial na modulação com hiper responsividade( muito sensível) sensorial auditiva, vestibular e tátil (esta menos). E tem Dispraxia de desenvolvimento.

A disfunção pode ser na modulação, na discriminação e motora com base sensorial.


Modulação é a habilidade para monitorar e regular as informações, garantindo uma resposta apropriada a um estímulo sensorial. A disfunção de modulação sensorial pode ser definida como: problemas no ajuste e processamento das mensagens neurais que carregam informações sobre a intensidade, freqüência, duração, complexidade e novidade de estímulos sensoriais. E os subgrupos são :

* Hiper-responsividade sensorial: é uma tendência para responder estímulos sensoriais mais rapidamente, mais intensivamente e com longa duração;


* Hiporesponsividade sensorial: tendência a não responder ao estímulo sensorial;


* Desejo pela sensação/busca sensorial: tendência de desejar estímulos sensoriais intensos e incomuns.


Dispraxia : problema para planejar, dar sequência e executar ações motoras, devido a problemas sensoriais.


A terapia de integração sensorial (IS), baseada no trabalho da Dra. Jean Ayres, é dirigida para focar diretamente no processamento neurológico da informação sensorial como base para aprendizado de habilidades motoras ou acadêmicas de alto nível (BARANEK, 2002).

Para mim faz TODO o sentido... E com isso nossa equipe acaba de ganhar a tia Beth ! A T.O. do Ale que irá trabalhar com ele e comigo, claro! A sala dela é um sonho! Ele ainda está um pouco arisco, pergunta para mim e não para a Beth, não a deixa tocar nele... Mas a Beth é um doce e já já conquista a confiança dele . Ele sai de lá só falando da cama elástica, da piscina de bolinhas e que adora brincar na tia Beth! EBA!!

Mais uma vez acertamos em cheio... Boa indicação da mãe do Fê, do Doze , que nos fez conhecer mais uma profissional incrível, doce e que irá somar ainda mais no desenvolvimento do Alê!


É a melhor sensação do mundo! Poder proporcionar o melhor para meu menino... Me dá tranquilidade em saber que ele esta agora assistido por mais uma profissional extremamente competente e claro, com um lidar incrível, pois sem empatia, nada funciona, né?


Adoramos a tia Beth!


                                                        Foto da sala da tia Beth! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário