sexta-feira, 8 de abril de 2016

Interagir

" Filho, você brinca com o Alê? "
" Mãe, não conta pra mãe dele nem pra ele, mas é que o Alê gosta de brincar sozinho."


Ainda me comovo com a pureza das crianças ... A simplicidade da leitura que elas fazem...

Não tenho certeza se ele gosta ou se é mais confortável para o Alê brincar sozinho, sei que as crianças o chamam para as brincadeiras no parque da escola e sei também que ele vai por alguns segundos e se desinteressa muito rápido, não consegue permanecer na brincadeira e logo vai buscar fazer algo sozinho.

Sei também que nas atividades dentro de sala ele interage com a mediação dos professores, que participa das rodas de conversa, que conta do seu final de semana e se no final de semana tem corrida é esse o tema que vai para roda como algo significativo para ele.

Todo dia faço as mesmas perguntas sobre a escola para ele e para a Stella, o que comeram no lanche, o que teve que eles mais gostaram no dia, com quem eles brincaram... A Stella quando pergunto dos amigos sempre diz os nomes das amigas que brincou, o Alê diz os nomes dos professores, aí eu falo: " São seus professores!" E ele responde: " São amigos também , mamãe!"
Depois vou perguntando se brincou com fulana e fulano , conheço os nomes de alguns e tem dia que ele fala que não brincou com ninguém e tem dias que ele diz que brincou.

Agora posso dizer que ele está adaptado totalmente na Nova Escola ... Ele adora!
Não chorou nenhum dia, mas eu sabia que ele estava meio perdido, sem saber nomes, lugares e sei que lá ele encontrou apoio, segurança e aos poucos foi tomando o espaço pra si, se sentindo cada vez mais parte.

A interação social é uma GRANDE questão  para ele e para todos os autistas, sei que para ele é muito difícil de entender e de querer participar, afinal, para isso ele teria que levar em conta o interesse de alguns e não o dele, e isso o incomoda muito. Ele sabe que interagir com adultos é mais fácil. As crianças esperam que ele entre na brincadeira naturalmente, que a capacidade dele de brincar de faz de conta seja igual, que ele crie personagens e desenvolva na brincadeira sem precisar de mediação... E isso ele AINDA não consegue! Ele precisa de muita ajuda para entender e permanecer. Sem contar o QUERER, pois se não for algo de seu hiperfoco, ele raramente se interessa.

Acredito que ele no fundo, adoraria brincar com as crianças, mas ficar na sua zona de conforto e brincar sozinho, não causa sofrimento.

Já devo ter colocado em algum post que ele não parece se importar em brincar junto com os amigos, acredito que por ser algo difícil dele lidar ele se recusa a fazer ... Ele gosta de andar de patinete no parque e de brincar na areia. Muitas vezes a irmã o procura e brincam juntos e se não procurar tudo bem também, ele adora ficar lendo os gibis da mônica , cebolinha, cascão e magali ... Seu relato no fim do dia sempre é  muito positivo sobre a escola.

Com o tempo, com muita dedicação, com muita terapia e amadurecimento ,  torço para que ele consiga interagir mais com os amigos da escola!


com a professora !!!!!!




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