quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

escola

Com 2 anos e 5 meses o Ale foi pra escola... Nas primeiras 2 semanas eu e o marido (ou a avó) entravamos com ele e por ali ficávamos até a hora do lanche.  Foi complicado, ele entrava chorando muito, com as mãos nos ouvidos, temeroso a tudo...Não era pra menos, lugar, pessoas, rotina...TUDO era diferente e novo. Ele chegava na sala e permanecia em um canto dela, com as mãos nos ouvidos e quietinho...Saiamos da sala e quando ele percebia isso...MEU DEUS... Ouvia do corredor o choro ...os gritos dele...E por algumas vezes voltávamos pra casa.
Todos da sala dele já estavam adaptados e numa boa...Eu , por ter trabalhado na educação infantil  sabia que tudo era normal, cada criança no seu tempo, pra cada um a adaptação acontece de uma forma, mas eu já não aguentava ficar na salinha da escola, escondida , sem comer alguma coisinha, que pra completar estava grávida de 6 meses da  minha Stella. 
Um belo dia deixei ele na sala com as professoras e fui embora, falei pra professora que estaria em casa colada no telefone, mas que elas precisavam se virar sem mim por perto e ele precisava criar o vínculo com elas... Fui pra casa soluçando de tanto chorar... Eu ficava pensando nele lá sozinho, se ele conseguiria se expressar, se as professoras iriam dar a devida atenção a ele, se ele estava com medo, se ele estava triste... Mas era preciso e eu sabia que era. Eu precisava deixá-lo lá e ele precisava ficar...E ficou! Ninguém ligou para buscá-lo... SUCESSO!!!
Ele chorava para entrar e logo que passava do portão parava....E assim foi, só parando no segundo semestre. Passou a realizar as atividades, a fazer roda com os amigos, a cultivar a horta...E em uma das conversas com a professora e coordenadora sugeri para melhor ajudá-lo que ele nunca fosse o primeiro a começar qualquer atividade, que ele visse um amiguinho fazendo antes.
E assim ele aos poucos, no tempo dele foi cada vez gostando mais da escola, reconhecendo os amigos e profissionais de lá... Hoje todos o conhecem e ele entra dando risada, todo feliz na escola!
Foi uma grande conquista... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário