domingo, 5 de janeiro de 2014

termos

Acho muito importante esclarecer certas nomenclaturas , vejo que muita gente não sabe ou confunde seus significados e ao ler o projeto de lei, http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/node/828 ,para instituir  uma política nacional de proteção aos direitos  da pessoa com o transtorno do espectro autista, me deparei no artigo 3 parágrafo 3 com a palavra DOENÇA... Me causando muito estranheza pois chamar de doença pode gerar tanto preconceito e descriminação, podendo se referir à criança de forma pejorativa , chamando de "doente".
Não estou aqui querendo negar , mas apenas ressaltando o cuidado na nomenclatura, pois são diferentes e precisamos todos conhecer estas e as usar da maneira correta!

Síndrome  é um  conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma patologia. Não necessariamente sabe-se a sua causa .
 A síndrome não é uma doença, mas sim uma condição médica. Esta condição também recebe o nome de síndroma ou síndromo.


A palavra doença é oriunda do latim (dolentia = padecimento), que significa que há um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo que está relacionado a sintomas específicos. Sua etiologia pode residir em fatores externos, como é o caso de infecções causadas por agentes patogênicos ou por disfunções ou malformações internas, como é o caso das doenças auto-imunes. Resumidamente, a doença deve apresentar os seguintes critérios, diferentemente da síndrome:
  • Etiologia reconhecida (causa);
  • Grupo identificável de sinais e sintomas;
  • Alterações anatômicas consistentes.
Até  o momento, ainda não foi claramente entendida a razão escondida por trás das síndromes. Por este motivo, elas são consideradas um tipo de mistério da medicina. Em contraste, a razão ou causa por trás de uma doença pode ser elucidada facilmente.

O termo Transtorno é utilizado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos com início que ocorre invariavelmente no decorrer da infância com um comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funções relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso Central, com curso estável não envolvendo remições e recaídas. O termo transtorno revela-se por uma desordem neurológica.

Distúrbio é descrito como uma  (dis-função) psicológica ou mental, trata-se de uma perturbação, um mau funcionamento e uma interrupção da seqüência normal de continuidade, ou mesmo um afastamento da norma. O Distúrbio acomete o sujeito  individualmente, e, em nível orgânico, pela existência de um comprometimento neurológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário