sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

linguagem


Uma das grandes características da síndrome no Alexandre é  esse grande atraso da linguagem... Ele até um ano e meio falava algumas palavras, virava pra mim e chamava " mama" , falou " atata (batata) , e outras palavras... A impressão que tínhamos é que ele as falava e depois nunca mais repetia, parecia que nunca tinha falado antes e que não tinha função.

 Ele emite sons, muitas vezes sem sentido e o mesmo som diversas vezes...As vezes ele quer dizer "mama" (mamãe) mais outras vezes fala sem ter a intenção de me chamar, ele atualmente quando perguntado  oque é , ele "fala" algo que não se entende e não tem relação com o que é. Por exemplo: O que é isso (banana) ? A resposta dele é um som muito extenso, desproporcional ao tamanho da palavra.
Outro dia  ele me levou até a geladeira e apontou o congelador. Eu disse que não estava entendendo o que ele queria e comecei a me afastar da geladeira, ele me pegou novamente, apontou e disse : " ti". Eu entendi e respondi:" Ah, você quer sorvete". E ele sorriu emitindo a vogal "I" longamente, som esse que ele normalmente faz de alegria e aprovação.

Como no vídeo abaixo, ele sabe o que esta escrito, o que é, mas a fala não faz sentido, nem sequer se assemelha às palavras, mas atualmente notamos que ele vem apresentando uma maior vontade de "falar", mesmo sendo uma fala confusa, sem sentido, é uma tentativa e isso já esta demais!








Estou ansiosa e muito esperançosa em relação ao acompanhamento fonoaudiológico dele, espero  que ele consiga desenvolver a fala , pois eu , o pai a avó materna que estamos presentes diariamente na vida dele , já sabemos em diversas situações o que ele quer dizer , o que ele quer com sua fala confusa , mas as outras pessoas não. Ele ainda tem 3 anos e graças ao diagnóstico precoce , esse atraso poderá ser minimizado e é o que  acredito e mais desejo nesse primeiro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário