segunda-feira, 21 de abril de 2014

um dia ruim

Hoje resolvi falar da birra e da crise autista... Muitos não sabem que são duas coisas diferentes.
 As vezes é assim, ele mais irritado, mais introspectivo , dia que ele "vaga" mais pela casa emitindo a vogal "i" continuamente com as mãos nos ouvidos alheio a tudo e a todos.
Mas buscamos sempre entender se alguma coisa acontece que favorece esses momentos mais fechados, as vezes acertamos e outras não. Acho que ele esta sentindo falta da escola, por conta do feriado tão grande de Páscoa.
Ele foi com o pai no mercado e queria comprar sorvete, como já tínhamos em casa, o pai explicou e não comprou. O Alê começou a chorar, e não adianta explicar, falar, ele continua chorando sem parar. No meio do caminho, chorando, o xixi escapou na bermuda, e ele ficou muito incomodado, deve ter ficado envergonhado, chegou em casa aos berros me apontado a bermuda molhada...Abracei ele, disse que estava tudo bem, pedi que ele se controlasse e respirasse (coloco a minha mão no peito dele e faço o barulho forte da respiração) , com ele isso funciona para acalmá-lo. E assim aconteceu, ele se acalmou, escolheu outra bermuda e cueca e foi almoçar.
Não quis comer muito, o que não é normal, pois ele sempre come muito bem. Eu estava sentada no chão , ele pegou a minha mão e , não entendi, acho que ele queria jogar a comida da boca na minha mão, mas acabou jogando nos meus olhos, cabelo ... E começou a chorar outra vez, a gritar, e nem bronca ele levou, pois foi sem querer.
Quando acontece algo que não era para acontecer, quando ele tenta fazer algo e não consegue, como por exemplo nessa situação, ele queria jogar a comida na minha mão e acabou errando, ele perde o controle, não consegue se expressar direito, não entende a situação e as emoções e também reage de uma forma inadequada.
Acalmei novamente, disse que não tinha problema, que as vezes acontece da comida cair, coloquei a mão no peito dele para  ficar calmo e que podia comer seu danone . Derramou todo o danone , sem querer, nele e no sofá, chorou e gritou de novo, muito. O dia não estava sendo um dos melhores pra ele...
Aí me pergunto...Isso foi birra? Acredito que começou na birra, por não ter conseguido o sorvete. Por que em casa concordamos que nesse aspecto, devemos ser rigorosos, nunca ceder as birras, se dissemos NÃO é não e pronto. Como sempre foi, ele precisa aprender que não terá tudo que quer, a hora que quer, como qualquer criança de 3 anos e meio. Mas acredito que da birra foi para crise, tudo começou a dar errado, ele começou a ficar confuso, frustrado sem saber lidar com a situação.
Depois de tanta coisa dar errada , de chorar tanto, ele acaba ficando mais aéreo que o normal, fica mais no mundo dele. Nesse dia ele ficou vagando pela casa, emitindo a vogal "i" sem parar, sem se entreter com nada, sem brincar...Percebendo isso o chamei para pintar na varanda com tinta guache e foi muito legal, ele ficou empolgado com a atividade, feliz e relaxou muito.
Aprendemos que um tom de voz alto com ele, sendo para dar aviso, bronca, ele reage com gritos e choro, parece não compreender o que é dito e só se foca no tom da voz, por isso estamos nos policiando horrores, para sempre falarmos mais baixo, mesmo que seja uma bronca, mas com tom de voz baixo e firme.
Está adiantando muito.
Ele não é e nunca foi uma criança birrenta, nem desafiadora, ele normalmente obedece no primeiro aviso dado e quando é birra, como com qualquer criança,  basta ignorar um pouco que tudo volta ao normal.
Nesse dia eu me espantei com as reações desproporcionais... Percebo que elas veem acontecendo com uma maior frequência. Quem ouvisse ele no momento, pensaria que ele estava sendo espancado.
Por ele ainda não falar , muitas vezes não entendemos o que ele quer, ele fica frustrado por não ser compreendido e por não conseguir se expressar. É agoniante, ele querendo falar, e nós querendo entender. Não é fácil, nem pra ele e nem para nós.
Estamos aos poucos aprendendo que as birras a criança busca a atenção, ela faz porque não conseguiu algo que queria e faz a birra pra conseguir. As crises são diferentes .Crianças com autismo podem não compreender ou lembrar porque eles estão chateados, e os "colapsos"( crises) não aliviam ou param quando ignorados. Estas crianças experimentam uma maior perda de controle do que as outras crianças.
É um aprendizado constante, estar sempre policiando o tom de voz, dando comandos mais diretos e objetivos possíveis para que ele compreenda bem, estar atenta para evitar uma crise, para perceber se algo desencadeia a crise...E assim vamos, cada dia aprendendo mais sobre o nosso pequeno, buscando proporcionar mais momentos positivos do que negativos nessa caminhada, sabendo que não há como evitar as situações difíceis, mas acredito que podemos amenizar, se isso for possível já me dou por satisfeita!





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