terça-feira, 29 de abril de 2014

Os avanços

Hoje quero compartilhar suas conquistas... Ele está progredindo muito.
A terapia fonoaudiológica vem ajudando bastante, ele está compartilhando mais a atenção, brinca por mais tempo com um único brinquedo e sua obsessão por carros parece ter diminuído bastante, ele não brinca mais de carros em casa , nem permanece horas com um carro na mão, ele as vezes pede pra brincar de "quebra gelo" e " pula pirata" e outras vezes pede outra coisa, como o detergente da pia.
Ele adora, logotipos, reconhece uma grande variedade deles, principalmente logotipos de carros, então quando ele os percebe em casa ele fica maluco, quer segurar a pasta "colgate", o detergente "limpol", o shampoo "dove"...
Sei, pelo relato da professora , que na escola eles estão trabalhando com os nomes das crianças , reconhecer seu nome na tarja que vem com a foto e o nome escrito.
O Alê não só reconhece o nome dele como de todos da sua classe, em casa ele relaciona as tarjas que fiz para ele com os logotipos de suas marcas favoritas e a escrita dos nomes das marcas, reconhece diversos nomes , dos amigos, os nossos, sabe distinguir o meu Adriana, do dele Alexandre e o da fono Aline.
Parece que está lendo sim... Sei que isso se deu pela incrível capacidade de memorização que ele tem, mas é assim que começa, ele agora está adorando as letras, pede para lermos tudo e se você perguntar onde está escrito "alguma coisa" ele aponta direitinho pra você. Confesso que fiquei assustada , pois ele só tem 3 anos e meio , mas estou incentivando , conforme a demanda dele e sempre buscando a funcionalidade da escrita.
Ele está mais carinhoso que nunca, e a nossa pequena Stella está ajudando muito nesse aspecto e em outros também. Ele chega da escola e vai direto chamar a irmã pra brincar. Ele não fala, sim, é verdade, ele a chama batendo no chão ou gritando para que ela o olhe, ai ele sai correndo e ela engatinhando atrás dele... Ele se acaba de rir vendo ela ir atras dele. Essa relação vem o despertando bastante, ele anda mais ciumento, as vezes disputa a minha atenção com ela... Pra quem mal olhava o outro, mesmo a Stella, quando bebê , ele não parecia entender o que ela era, hoje ela esta com quase 1 aninho , ri pra ele, puxa ele, sobe em cima dele e ele está cada vez mais apegado à irmã. É lindo de ver!
Ele continua colocando as mãos nos ouvidos, sempre, em qualquer situação, mas o incomodo do barulho não o faz se afastar das situações, nem das pessoas.
Agora ele entra sozinho na escola, se eu fico parada no portão para vê-lo entrar ele já me dá um tchau e me empurra para ir embora. Lá é o espaço dele e ele adora , não chora mais para ir e todos lá o conhecem.
Agora ele toma banho sozinho, antes ele apenas lavava a barriga , braço, agora dou os comandos e ele se lava direitinho e sozinho e também aprendeu a lavar a sua cueca no banho!
Mas para mim a maior conquista se deu ontem , dia 28/04/2014 , ele voltou a falar "MAMA" ! E hoje ele falou " PAPA" ... Ele tinha parado de falar a mais de um ano, só falava em situações de muita necessidade mesmo, nesse ultimo ano conto em uma mão as vezes que ele me chamou e quando chamou foi porque se machucou ou porque estava com medo de algo e queria ajuda, mas ontem, estávamos na varando com a Stella brincando e ele me olhou e disse: " MAMA!"
Fiz a maior festa e ele continuou a me chamar, foram umas 5 vezes...Claro, que me derreti toda, chorei de orgulho, chorei pela vitória dele... Sei que para ter saído esse "MAMA" ele se esforçou ao máximo, porque ele não fala porque não quer e sim porque não consegue e está voltando a conseguir!!!!
 São esses momentos que fazem TUDO  valer a pena!





2 comentários:

  1. Estou entusiasmado com estes progressos e acredito que isto é apenas o começo.
    Mantenhamos a fé, e tudo, no seu devido tempo, vai ser resolvido da melhor forma possível!
    Parabéns! E vamos continuar com os esforços, pois vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. são essas conquistas que fazem a vida valer cada segundo, pode ter a certeza, minha filha, que o Alexandre só está evoluindo porque tem o Amor INCONDICIONAL de você e do pai, isto faz a diferença!!!! Parabéns, muito orgulho de vocês.

    ResponderExcluir