sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Não é manha...

Desde agosto o Ale vem aprendendo a se comunicar verbalmente... Começou com pequenas palavras, pequenas frases e hoje vem falando frases com mais de 4 palavras...
Ele aprendeu a pedir, a dizer o que quer e o que não quer... Narra muito pouco . Ele ainda chora bastante e quando perguntamos o motivo, ele quase nunca consegue se expressar, faz uma cara de confuso , as vezes até consegue, depois de se acalmar ,dizer se queria ou não algo.

Eu venho me perguntando se isso é manha e a resposta que eu encontrei é: NÃO !

Eu percebo que , como sendo uma característica do transtorno, ele não compreende algumas regras , não tolera o não, dependendo da entonação ele ainda se assusta, chora e se desorganiza.
 Recentemente ele deixou uma bala cair no chão e foi pegá-la para colocar na boca, normalmente, eu e minha mãe vendo a cena, falamos mais enérgicas um pouco:"NÃAAAO"... Pronto, ele olhou assustado, perdido, chorou muito e mesmo explicando... COMEU a bala!

Ele não entende que as pessoas tenham uma vontade diferente da dele, ele não entende algumas expressões faciais, sentimentos.

Nesse ano que passou ele descobriu o mundo, descobriu que pode pedir as coisas e que muitas vezes ele consegue , ele conseguiu falar verbalmente, mas percebo que ele não sabe lidar com tudo isso, com essas informações todas em diversas situações ... Eu sempre digo quando vejo que ele usa o choro ao invés da fala para expressar uma vontade : " Você não precisa chorar, você agora sabe falar, conta pra mamãe o que você quer (ou o que aconteceu)?"

Ele é muito imaturo emocionalmente, ele não entende algumas regras sociais... Fomos no Mc Donalds esses dias, e do nada ele olha para as mesas ao redor e grita ; " Oi! Oi pessoal! Oi Mc Donalds !Oi !"
Ou andando pela rua , ele diz " oi" para todo mundo que passa por ele, as vezes para carros...

Eu tento ao máximo evitar o "não", dou uma segunda opção possível, explico os motivos e logo mostro o que ele pode fazer ,por exemplo, mas as vezes não é não e não tem negociação.
Ele nunca reage de forma agressiva, ou birrenta, ele apenas chora... E faz mesmo contrariado. Mais um exemplo: Estávamos numa festinha de um filho de uma amiga, era hora do parabéns , ele disse: " Não quer parabéns! Quer ficar na quadra."
Eu disse: " Agora é hora do parabéns, temos que ir, voltamos depois para quadra. "
Ele chorou, subiu chorando , mas foi... Parou de chorar, cantou parabéns, comeu bolo e novamente pediu para ir a quadra. E como havíamos prometido , ele foi.

Por isso não acho que seja manha, birra... Acho que ele só percebe a sua vontade, o seu querer, acho também que muitas vezes não entende o que se é esperado dele, como ele deve agir e diante da dúvida, da frustração ele recorre ao choro.

Aos poucos iremos ensinando, conforme ele for amadurecendo mais emocionalmente, ele terá mais recursos para lidar com o novo  , para entender o social a sua volta e tolerar a frustração.
É um pouco por vez, imagino que deva ser muito para ele... Como na festinha que citei, ele brinca, ele fica perto das outras crianças, mas não entende as brincadeiras, ele se liga em outras coisas, na decoração, nas bolas, nas cores, e nessa festa em especial ele se encantou pela quadra de tênis... E ali quis ficar, sozinho, com um carrinho brincando ou correndo pela quadra.
Eu respeito, busco ajudá-lo a interagir e algumas vezes ele  responde : " Eu não quero, mamãe, brincar ali..." (com as outras crianças)  e para mim, tudo bem.

Tudo com tempo... Tudo no tempo do Alê...












Nenhum comentário:

Postar um comentário