quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Doze


A ultima reunião na escola não tinha sido a das melhores, disseram que eu  não estimulei  adequadamente quando pequeno e que por isso o imaginário dele era tão pobre, questionaram bastante a linha comportamental de intervenção e sugeriram até a psicanálise para o Ale... Enfim, eu estava bem receosa para a próxima reunião.

Nessa reunião levaríamos os resultados da avaliação neuropsicológica e pensaríamos no ano que vem dele na escola , se estariam abertas a intervenção comportamental, se abraçariam a causa de fato ...

Pois sabemos bem que, não é porque existe uma lei, que esta seja cumprida... Toda escola deve aceitar criança de inclusão e proporcionar, sem custo aos pais, condições igualitárias de ensino, adaptação de material pedagógico, pessoas especializadas para promover a inclusão, formação e tudo que uma educação inclusiva necessita. A realidade é outra, muitas escolas dificultam a permanência dessas crianças, umas falam abertamente não terem condições de promover a inclusão, outras dificultam tanto, que os pais acabam tirando os filhos... Já ouvi de tudo e não só em escolas publicas, em particulares também...

Já trabalhei deste lado: da instituição, já fui AT e sei que o trabalho inclusivo é difícil , mas sei que é possível e extremamente enriquecedor quando realizado e feito com empenho de todos os envolvidos.

Agora sou mãe de um lindo menino com TEA e estou do outro lado. Estava extremamente ansiosa para esta reunião, pois tinhamos alguns indícios de que essa reunião poderia ser mais difícil ...Ela seria decisiva para mim. Bom, fui esperando tudo! De coração aberto e munida dos direitos do Ale ...

E chegou o dia, sexta dia 14.11.14... Nem almocei de tão apreensiva que estava.  Eu, a "nossa" fono Aline, a neuropsicóloga Tatiane  fomos para a tão esperada reunião com a coordenadora e a professora, nessa a psicóloga escolar não participou...

A Tatiane começou a falar sobre a avaliação, lincando com o dia a dia, dando dicas, explicando sobre o autismo , sobre cada capacidade cognitiva avaliada e como cada dado refletia no modo de ser, de pensar do Ale...
Eu , ouvindo tudo aquilo, já sabendo decor da avaliação fiquei MARAVILHADA... Foi uma aula! Foi bem didático e esclarecedor. Hora ela lincava com a Aline, comigo... E assim foi, uma reunião de quase 2 horas... MARAVILHOSA!

A escola , representada pela coordenadora e pela professora, se mostrou aberta, disposta a promover , respeitar e colocar em prática as dicas, as orientações e até a promover palestras ministradas pela Aline para uma orientação geral para todos os professores ... E eu também me dispus em combinar com a Aline (fono) , ano que vem, dela uma vez por mês ir a escola, afim de orientar os professores na prática com o Ale.

Não esperava que seria tão boa, JURO, achava que teríamos impasses... QUE NADA!
Foi muito, mas muito bacana, sai de lá , mais uma vez abraçada, feliz, confiante que o Alexandre esta em uma escola "amiga", disposta a parceria, disposta ao dialogo, disposta a capacitar mais os professores para a inclusão... E com isso todos saem ganhando!

A escola é fundamental, escola pra mim é assunto MUITO sério. Ela deve complementar, ajudar, compartilhar da sua forma de ver o mundo e o homem, não adianta eu sendo , por exemplo uma mãe autoritária, rígida demais e colocar meus filhos em uma escola construtivista... Teríamos conflitos, na certa. E desde o dia que conheci o Doze de Outubro, eu me encantei pelo lugar, pela proposta pedagógica, que vai totalmente de acordo com que penso, adorei eles levarem SUPER em conta a questão da alimentação, eles plantam, comem o que plantam... Muito legal, mesmo!
E por ter me identificado tanto, estava receosa , com medo de perceber uma rejeição ao Ale... Ainda bem que foi apenas um receio... Na prática fomos acolhidos demais, foi uma reunião muito positiva... E é lá que ele ficará, por muito tempo! (Assim espero!)
 (Com a professora Eliza... Quem ele ADORA demais , na sua festinha de 4 anos na escola. Embaixo, também na sua festinha de 4 anos , com a turma toda!!!! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário