domingo, 15 de fevereiro de 2015

Detalhes



As pessoas portadoras de TEA enxergam o mundo de uma forma diferente, apresentam dificuldade em juntar parte/todo , se focam mais nos detalhes e por conta dessa dificuldade ,em muitas situações perdem o contexto geral da cena, da conversa.

Dificuldade que está sendo muito trabalhada na fono e em casa, com atividades de sequencia de imagens em cartões e aplicativos no tablet, onde ele precisa contar o que vê e ligar as figuras, formando uma pequena história e com quebra cabeça que ele só gosta de jogar os do tablet, com fundo, com a sombra do quebra cabeça, se for o de madeira e com mais de 5 peças ele se irrita muito, perde o interesse e se recusa a terminar.

O Alexandre as vezes pega a máquina fotográfica, liga e tira fotos, normalmente eu apago e nem olho direito. Outro dia lá foi ele, pegou a máquina e me pareceu tão determinado que resolvi dar uma checada nas fotos... Normalmente é assim: ele pega, tira umas 4 ou 5 fotos, desliga a máquina e guarda no lugar, não me chama, não fala nada, apenas vai e tira suas fotos.

Escolhi algumas para compartilhar com vocês...




 

 

 

 

 A primeira foto do pai, ele tirou e nem percebemos, depois eu pedi para ele tirar uma foto do pai fazendo careta, a segunda foto do pai... Foi com a intenção de ver se ele buscaria o rosto inteiro ou não. Na hora ele até se afastou um pouco para tirar, para  enquadrar o pai ...

Eu acho que reflete o modo como ele vê, no que ele se foca, nas partes e não no todo...

A fotografia é uma forma de expressão, pra mim, ele está se mostrando, colocando um pouco dele nessas fotos, como ele percebe o mundo e achei SENSACIONAL !







Nenhum comentário:

Postar um comentário