sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dois , mamãe !

O Alexandre de um ano para cá vem se interessando cada vez mais pelas letras, na escola começou um trabalho com as tarjas dos nomes das crianças com a foto ao lado( já contei em um post anterior...), ele hoje já reconhece os nomes dos amigos sem precisar das fotos, e seu interesse vem aumentando, ele já escreve algumas palavras como " lua", "vovó", "m" de mamãe, "A" de Alexandre e Adriana , diferencia BOLO e BOLA ,por exemplo, sem precisar da figura.
Eu vou estimulando conforme seu interesse, ele aponta, eu digo o nome, e agora ele fala, repete o que eu disse e não precisa dizer duas... Ele já aprendeu  e assim é com as marcas que ele gosta, reconhece a escrita de todas! Eu fiz para ele uns cards com alguns logotipos , com o interesse pela escrita criei um jogo de memória, dos logotipos e a escrita deles. Ele adorou!

Ultimamente ele pede muito para eu ler livros para ele, e um em especial que até a irmã gosta de ver as figuras. O livro é : " O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado".
Como a Stella gosta do livro, tem uma parte em que o ratinho divide o morango com o leitor, e fingimos comer o morango com o ratinho, como a Stella acompanha a história, de uns 2 dias pra cá venho falando na parte que diz: " E nós dois vamos comê-lo todinho(...) " E nós três ... E notei que ele se incomodou , mas deixei passar, hoje ele apontou a palavra dois e me olhou meio torto...terminei o livro e voltei nessa página. Perguntei para ele: - Filho você pode me mostrar onde está escrito a palavra dois?- E ele me mostrou, apontando bem forte, umas 4 vezes ...E constatei que ele realmente estava incomodado em ouvir TRÊS se estava escrito DOIS! Eeeeee mamãe... sabe nada!!!!
Então, aproveitando a situação comei a perguntar sobre onde estava escrito outras palavras, para meu espanto e alegria... Ele apontou corretamente para todas que perguntei! Palavras do tipo : " pronto", " "maduro", " que", " vermelho" ...
              


Ele está me acompanhando na leitura... Ele está lendo comigo!!!!!!
Ainda fico maravilhada com a capacidade de memorização dele, de assimilação, de apreensão... E tendo só 3 anos e 10 meses!

Sendo do seu interesse ele aprende com uma rapidez impressionante, consegue generalizar e contextualizar perfeitamente!
Um outro exemplo, ele assiste no tablet corridas de Formula 1, antigas, de videogame, novas, tudo... Agora ele já aponta os carros e fala a marca , "Uiaaa" (willians) , "Eari" ( ferrari), "E bull " (red bull) e no canto superior direito aparece o número da volta que está e a quantidade total de voltas , isso no videogame (4/20) e ele sempre mostra com os dedos os números, e quando ele viu o 20, ele parou, olhou de novo e com a mão esquerda fez o dois e com a direita o zero...kkkkkk ...PERFEITO!  

CONQUISTAS... Que esse despertar seja contínuo, que esse interesse nunca cesse... Porque aprender é o melhor da vida! Orgulhosa de mais em vê-lo interessado... Em querer saber...Em querer falar...
AMO MUITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário