segunda-feira, 7 de julho de 2014

controle dos esfincteres

Após os 18 meses pode começar a ensinar a criança sobre esse controle. Ela , normalmente dará os sinais, estará falando "xixi" e "cocô", estará apontando para fralda quando fez, pedirá para trocar...
A aquisição do controle está relacionado a maturação do sistema nervoso e com o desenvolvimento de suas competências sociais.
O processo pode durar até o final do quarto ano de vida e normalmente controla-se primeiro a urina diurna, depois as fezes e depois a urina noturna.

Começamos a desfraldar o Alê no segundo semestre de 2013, com a ajuda da escola. Ele estava com 2 anos e 10 meses, ele já apontava pra fralda quando fazia xixi e pedia para tirá-la.
Comprei um troninho musical , coloquei dentro do banheiro e nas férias de julho começamos a deixá-lo sem fralda por períodos maiores de tempo durante o dia.
Foi uma farra, quando ele demonstrava que queria fazer, já tinha feito... Na varanda, na sala, perto do banheiro, no troninho fechado...
Resolvi tirar o troninho e treinar no vaso direto.Começamos a levá-lo a cada meia hora ou uma hora para fazer xixi no vaso, mas ele sempre se mostrava bem contrariado em sentar no vaso, ele ficava bem apavorado e não fazia.
Na escola a professora me contou que o levava junto com um amigo que já fazia xixi no vaso... DE PÉ... e a foi assim que o Ale aprendeu...Em poucos dias já estava fazendo direitinho , de pé no vaso.
Desde o dia que  tirou a fralda diurna, o Ale nunca fez xixi na escola e até hoje não faz. Faz antes de sair e faz quando chega em casa.
Ele está com 3 anos e 10 meses e faz 2 semanas que tiramos a fralda noturna... UM SUCESSO, até agora não teve nenhuma escapada.
Eu notei que a fralda amanhecia seca, notei por dias e então, resolvi conversar, expliquei que ele já era grande, que a fralda amanhecia seca e perguntei se ele queria tirar a fralda pra dormir, ele acenou que sim com a cabeça e desde então dorme sem fralda e encontro lençóis secos pela manhã.
Agora o número 2... Aí aí aí... Tá complicado mesmo. Ele não senta no vaso, pra não mentir, sentou umas 2 vezes com a vovó mas não fez... Ele tem pavor total, já tentei colocar o assento adaptável , já tentei o troninho, cantar música do "cocô" do cocoricó no banheiro ... NADA funciona... Ele agora que começou a falar, quando tem vontade pega a fralda , me entrega e diz : " cocô" , tira toda a roupa, esteja um dia quente ou frio e faz.
Mas tenho paciência e venho adquirindo recordes de prender a respiração por vários segundos , sei que um dia conseguiremos, no tempo dele... Só desejo que esse tempo chegue logo!!!!! (risos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário