sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Categorizar, porque é tão importante?



Categorizar é um processo de dividir o mundo em grupos e entidades , onde os membros apresentam semelhanças entre si.
Os indivíduos com TEA apresentam dificuldade nessa capacidade , devido ao seu pensamento concreto, que dificulta a abstração que está diretamente relacionada com a capacidade de categorizar.

As crianças utilizam essa capacidade para organizar diversos aspectos de suas vidas, categorizando as pessoas como "boas /más", "amigas", "não-amigas," " menino - menina" e assim por diante. Portanto, a categorização é uma capacidade cognitiva com implicações emocionais e sociais.



Um dos aspectos fundamentais da vida social é a capacidade de perceber e categorizar, com um mínimo de esforço, as pessoas e os objetos com os quais se interage no ambiente cotidiano. Sem a categorização, seria necessário redefinir a todo e qualquer momento os esquemas de conhecimento sobre o mundo. 

Nas minhas pesquisas sobre categorizar, fiquei impressionada como esta capacidade é EXTREMAMENTE fundamental para TUDO. Precisamos perceber e classificar tudo... Quando classificamos separamos em grupos, percebemos as semelhanças e as diferenças e podemos saber mais ou menos o que esperar. Por exemplo se você vai em uma loja, você classificou VENDEDORES / CONSUMIDORES, você sabe o que esperar dos vendedores, que eles irão de oferecer produtos e não os outros consumidores que nem você . 

Na avaliação neuropsicológica do Alexandre sinalizou que ele apresenta dificuldade em categorizar. Uma dificuldade esperada. Ele atualmente fala bastante : " A vizinha é menina." " Ameixa, não é maçã" ... Parece que a necessidade dele de afirmar excluindo algo , que ele está dividindo mentalmente em categorias. Está se organizando.

Na fono ele está realizando atividades que estimulem a categorização. Visando que ele acione as áreas do cérebro que sejam necessárias e que estimule seu funcionamento. Acreditamos que realizando essas atividades agora, ele no futuro estará com essa capacidade adequada para ajudá-lo nas questões sociais que ele consequentemente,  também apresenta dificuldade, como em entender expressões faciais, entender como os outros se sentem...
Uma das atividades que ele realiza , consiste em categorizar os animais em: terrestres, aquáticos e que voam. Quando ele conseguir responder sem usar o apoio (cartolina e figuras) , começaremos a categorizar por outras características como : animais que vivem na floresta e que vivem em casa, animais com pelo e animais sem pelo... 
A Aline me orientou a começar a apontar as características das pessoas da família para ele ,  como a cor do cabelo, a cor dos olhos, altura... Estimular muito e sempre!   




Video da atividade que o Ale realiza na fono e em casa para exercitar a capacidade de categorizar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário