quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Oi? Mãe geladeira?

Quando me deparei com o autismo, fui estudar, me capacitar para atender , aprendi o ABA... Eu vinha de uma linha psicanalítica e vi na prática, como o ABA funciona, a sua metodologia coincide com a maneira concreta de pensar dos indivíduos com TEA.
Eu no começo me recusava a acreditar, mas FUNCIONA, o ABA tem como objetivo melhorar as capacidades individuais da criança,desenvolver adaptações da criança ao ambiente e melhorar seu desempenho.
Mas não quero falar sobre o ABA...

Quero falar do conceito da mãe geladeira, criado pelo psiquiatra Leo Kanner ,na década de 40 que atribuia a causa do autismo as mães.

 Afirmando que elas seriam frias, incapazes de estimular adequadamente, interagir e responder as demandas da criança e assim essas crianças se tornavam autistas, por culpa da indiferença dos pais, principalmente da mãe.

Quando evidências empíricas surgiram, não foram identificadas características específicas das mães de crianças autistas no que diz respeito à classe social, à inteligência ou à linguagem. Inclusive considerando-se certos aspectos, como interação com a criança, as mães de crianças autistas apresentaram comportamento em direção oposta àquela anteriormente suposta, pois mostraram-se mais ativas no contato com seus filhos do que outras mães, talvez como uma tentativa de compensar o retraimento social da criança.


Outro dado importante é que se essas "mães frias" são as responsáveis pelo autismo, como poderiam então ter filhos normatípicos ? Deveriam todos seus filhos terem o transtorno, partindo da premissa que o autismo teria causa psicossocial.


A teoria teve força nas décadas de 50 / 60, depois com os avanços científicos foi perdendo credibilidade

Ainda não se sabe a causa do autismo , estudos são realizados e o que se sabe é que é um transtorno neurológico e que a criança nasce autista e por volta de 1 a 2 anos os sintomas ficam mais perceptíveis, época essa que a maioria dos pais buscam ajuda, mas o transtorno sempre esteve lá, presente nos primeiros dias, meses de vida...

Muitos falam que algo acontece, que o meio influencia esse gatilho, algo que possa ter acontecido por volta dessa idade que "aflora" os sintomas.


Pesquisas apontam que os autistas não fazem a poda neural como o esperado, por volta de 1 ano de vida a 2. Ou seja, eles continuam a fazer um número elevado de sinapses (ligações neurais) e por isso são super estimulados , o meio se torna perturbador e eles não conseguem processar tantas informações.


Eu acredito nisso, faz todo sentido, eu percebo que o Ale em lugares com muitos estímulos visuais, auditivos fica perdido, é MTA coisa para ele processar , sem contar a hipersensibilidade que ele apresenta diante de barulhos, sabores, toque...


Agora, mãe geladeira não dá para acreditar! Diante dos avanços que temos hoje, das pesquisas, que tem gente que possam achar que o autismo é causado pela mãe, e por uma mãe FRIA.


Desculpem, mas não! Não



Estou mais pra mãe microondas que geladeira, viu?! kkkkk













       
 (fotos de arquivo pessoal… MUITO AMOROSO, desde sempre!)                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário