terça-feira, 28 de outubro de 2014

Triste realidade

Não posso e não quero me calar... Hoje quero falar de PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO.
Depois desse segundo turno de eleições, da vitória da candidata do governo a presidente, começou uma chuva violenta, preconceituosa nas redes sociais, culpando o povo nordestino, mineiro, carioca... Enfim, e com isso comentários extremamente preconceituosos...
Meu blog não é sobre política e nunca será e sobre isso apenas direi que EU ACHO injusto cobrar da população , vivemos em uma democracia e cada um vota em quem achar certo, se quem votou, votou porque recebe ajuda do governo, eles não estão errados e sim o governo em não proporcionar que essas pessoas tenham um trabalho remunerado digno para largar essa ajuda e caminharem por si só...

Voltando ao tema...


pre.con.cei.to 

sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Social Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe:atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.



discriminar 

dis.cri.mi.nar 
(lat discriminarevtd 1 Discernir: Discriminar as causas de uma situação. 2Diferençar, distinguir: Já os olhos mal discriminavam os caracteres. 3Separar: Discriminar argumentos, razões. Discriminava bem umas das outras razões. 4 Classificar especificando; especificar. 5 Tratar de modo preferencial, geralmente com prejuízo para uma das partes.



A definição é clara... E qualquer que seja o preconceito e discriminação são abomináveis... Inaceitável ...


A maioria das pessoas tendem a repudiar o diferente, a excluir ao invés de conhecer e assim aceitar e respeitar...
A diferença é essencial , pensamentos divergentes , cores diferentes, religiões e até mesmo formas diferentes de funcionar, de ver o mundo e se expressar, é a diferença que colore o mundo...


Hoje meu pequeno tem 4 anos e não entende nada disso, não percebe... Mas eu percebo, eu sinto e vejo os olhares tortos, as pessoas se afastarem quando ele grita e pula sacudindo as mãos eufórico e muito feliz diante de algo que goste, ou quando faz os seus :" iiihhhhhhhh" .

As vezes respondo : " Não é contagioso, ele está só feliz! " , as vezes me calo , as vezes lanço um olhar fulminante... 
Tem pessoas conhecidas que desde o dia que contei sobre o diagnóstico NUNCA mais me perguntaram sobre o meu filho, não sei se é receio, medo, só sei que me tratam como se ele não existisse...Não sei com vocês , mas se eu encontro alguém que tem filho eu pergunto como está, as vezes o papo flui e as vezes fica no superficial mesmo, mas você sempre pergunta dos filhos, ou elogia os filhos, comenta sobre eles, algo assim. Não sei também se é porque eu falo normalmente do autismo, muitas vezes para explicar certas atitudes é preciso citar o transtorno pois algumas atitudes ,  reações são próprias do transtorno. 
Sinceramente não sei...   


Mas doe ver essa repudia nas redes sociais, me dói ainda mais hoje do que nunca, porque é nesse mundo que o Ale está crescendo.  Eu educo meus filhos para que sejam no futuro, pessoas que possam se expressar sem agredir o outro, críticos mas coerentes, que aprendam que a convivência precisa ser pacífica , que respeito é o mínimo a exigir , que ser diferente não é demérito, que devem respeitar as leis, cumprir com seus deveres e não faltar com suas obrigações. 

Temo porque muitos que hoje estão semeando a discriminação são ou serão os pais de crianças que aprenderão essa forma de pensar preconceituosa e discriminatória e esse ciclo precisa de um fim, precisa ser parado para termos uma sociedade mais humana!




Nenhum comentário:

Postar um comentário